O QUE SIGNIFICA UMA EMPRESA HUMANIZADA?
Humanização nas empresas é um termo que está em alta, mas afinal o que significa uma empresa humanizada? Quais os benefícios e quais métodos as empresas estão utilizando nesse processo de humanização? É sobre isso que vamos falar neste artigo!
Empresas humanizadas são aquelas que priorizam o capital humano no planejamento e execução de suas atividades. Não quer dizer que o lucro deixa de ser importante, mas que a prioridade é garantir um time de colaboradores felizes, satisfeitos e engajados e como resultado, obter o lucro.
Segundo dados de uma pesquisa realizada no Reino Unido, o sentimento de felicidade aumenta a capacidade produtiva de 15 a 20%, o que revela que um ambiente de trabalho feliz é um ambiente mais produtivo. A humanização beneficia as relações e a saúde da organização e de toda a sociedade.
A maioria das empresas está engatinhando nesta direção, esforçando-se para tornar mais humano todos os processos laborais, entre eles, o processo de recrutamento, contratação e gestão dos colaboradores. A empatia e a escuta ativa, por exemplo, permite que o RH conheça melhor os candidatos e aumente as chances de fazer uma escolha assertiva, além de promover um clima organizacional positivo.
Há diversos meios de tornar a sua empresa mais humanizada, e as práticas dependem da cultura da organização. Aqui citamos algumas características de empresas consideradas humanizadas:
- Definem um propósito de existência que ultrapassa o aspecto financeiro
- Oferecem mais benefícios e remuneram melhor em comparação com empresas concorrentes
- Realizam processo de integração do colaborador na empresa
- Investem em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
- Consideram fornecedores como parceiros e se engajam com o seu progresso
- Reconhecem uma cultura organizacional e a entendem como seu maior patrimônio
- São inovadores e se adaptam aos cenários que são expostos, além de suportarem mais diante das pressões de curto prazo.
Olhando para essas características, a sua empresa está em processo de humanização? Quais práticas você já adota e quais pode adotar a partir de hoje?
Para encerrar, é importante dizer que empresas humanizadas visam construir relações ganha-ganha. Nessas relações o empregado ganha crescimento profissional e qualidade de vida, a empresa ganha um colaborador mais engajado e comprometido, o cliente ganha maior qualidade no atendimento, e a sociedade ganha com empresas mais produtivas e pessoas mais saudáveis e satisfeitas!