5 Mentiras Comuns sobre Recrutamento e Seleção
Este texto desvenda mentiras frequentes que permeiam o universo do processo de contratação de novos talentos. Ao explorar cada uma dessas falsas premissas, buscamos proporcionar uma visão mais clara e realista sobre os desafios do recrutamento e seleção.
Mentira 1: "O Processo de Recrutamento é Rápido e Fácil":
Sabemos que os talentos são o bem mais valioso que qualquer empresa possui, definindo assim, esse como um processo essencial.
Naturalmente um processo bem estruturado de Recrutamento e Seleção tem a tendência de não tão simples e ágil. Visto que existem alguns desafios envolvidos no processo seletivo, desde a triagem dos currículos mais aderentes ao perfil da vaga, entrevistas (online/presencial), avaliações e os feedbacks. Se não for eficaz, podem resultar em maior índice de turnover, imagem negativa na experiência dos clientes, queda na produtividade, retrabalho e uma série de inconvenientes.
Mentira 2: "A Cultura da Empresa Pode Ser Ignorada":
Cada empresa possui características únicas. O ambiente, o clima interno, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são específicos de cada instituição e contribuem para moldar sua cultura organizacional.
A falta de pertencimento à empresa, pode resultar em problemas como procrastinação, não cumprimento de metas e falta de engajamento dos funcionários, podendo gerar descontentamento de ambas as partes, bem como em demissão.
Aumentando também índices de rotatividade, que levam à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário.
Mentira 3: "As Qualificações são melhores do que Competências”:
Devemos tomar cuidado ao analisar os cursos e habilidades listadas nos Currículos, pois nem sempre refletem as habilidades reais. O Mais importante será avaliar as competências que se adequam ao que a sua empresa está buscando (comunicação, liderança, influência, entre outras).
Outro ponto importante a ser abordado é a questão comportamental, pois com ela o recrutador saberá se o candidato está preparado para as situações que a vaga exige ou se passou por situações parecidas em outras empresas, e como as enfrentou?
Mentira 4: "A Intuição é Suficiente para Tomar Decisões de Contratação":
Com o Mercado Competitivo, as empresas têm reconhecido a importância de realizar recrutamento e seleção mais eficiente. Atualmente o perfil comportamental é considerado crucial na escolha do candidato ideal para uma vaga. Pois abrange uma variedade de aspectos que definem como uma pessoa se comporta e interage em diferentes situações, especialmente no ambiente de trabalho.
Essas características são fundamentais para entender como um indivíduo se encaixaria na dinâmica da empresa, contribuindo não apenas com habilidades técnicas, mas também com uma abordagem e atitude que estejam alinhadas com a cultura da organização.
Mentira 5: "O Processo de Recrutamento Termina Após a Contratação":
Tão importante quanto Selecionar e Contratar com qualidade, é a manutenção e Retenção destes Talentos. Pois a perda pode resultar na necessidade de substituição, treinamento de novos colaboradores e interrupções nas operações, o que destaca a importância de estratégias de retenção de talentos e de criação de um ambiente de trabalho atraente e satisfatório para os funcionários. Seguem alguns pontos a serem observados:
- Tenha um Plano de Carreira claro e transparente aos seus colaboradores;
- Invista em Treinamentos;
- Tenha um Política de Liderança Emocional, focada em Líderes, para prepará-los na tomada de decisões mais assertivas.
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